janeiro 23, 2007

Far, Far Away

A falta de tempo (e consequente frustração) não só distancia mais as pessoas, como as torna mais frias, fechadas... e o msn e o Hi5 substituem os cafés, a tretúlia frente-a-frente.



E o calor dos sorrisos?
o riso que não transcende as msgs de tlm!
Ou mesmo, uma lágrima urgente...

Não me considero anti-telemóveis, mas admito que sou saudosista do tempo em que a proximidade física valia mais que 120 caracteres e o toque era mais interessante do que a galeria de fotos.



Será que alguém ainda escreve uma carta? Ok, não peço tanto, um postalzito?...cartaozinho?...post-it?

6 comentários:

bonifaceo disse...

Ainda no Sábado estava a pensar mais ou menos no mesmo, que cada vez tenho só contacto pelo messenger, e estava a sentir uma enorme saudade de uma conversa como deve ser, ao vivo, com risos e contacto. Mas se queres que te diga, uma carta ou uma sms é mais ou menos a mesma coisa, apenas numa carta costuma-se escrever mais, mas também nãos substitui o contacto directo frente-a-frente.

Bombokinha disse...

Mas nao te esquecas que uma carta tem o teu toque, a tua letra, nao é um mail ou sms escrito em letra "arial" ou whatever...E tao diferente, pode ter cheiro, pode ter a marca de uma lagrima que caiu...Tem forma viva, nao esta numa tela, capice???Ha sem duvida uma proximidade maior.
Quanto ao msn e Hi5 sao sem duvida fonte de distanciamento, dao a ilusao de uma proximidade e conhecimentos maiores, quando na realidade causam afastamento entre as pessoas que cada vez mais se comunicam atraves de telas e a distancia, onde no fundo podem ser quem quiserem, inventar a personagem que lhes apetecer...

emocoes disse...

Falta o olhar...
As expressões, as reacções instantâneas que temos...
Faltam as emoções não diria sentidas ou vividas, mas observadas...
Cada vez mais...o fazemos...sim porque eu também o faço, escondermo-nos no conforto da cadeira...para podermos teclar umas palavritas e já não se alimenta o entusiasmo de estar fisicamente com os amigos... e com aqueles que o poderiam vir a ser...
;-)

Lowprofile disse...

depois destes 3 coments já não há muito a dizer!
tb sinto falta de proximidade humana, sem tela pelo meio.
Mas a questão já não está só no sentir, mas sim no agir! No pegar no tlm e, agora sim fazer um uso produtivo, convidar ou aceitar um convite. Levantar da cadeira, enfrentar o frio e sorrir para quem nos espera pessoalmente :)

bonifaceo disse...

Estou de acordo com a lowprofile em relação ao uso do telemóvel para fazer convites, costumam é haver muitos nãos como resposta. Bombokinha, percebi o teu ponto de vista, e claro que uma carta é muito mais pessoal no sentido de que falaste do que uma sms, mas obviamente que não substitui o contacto directo. O hi5 poderá ser bom, podes encontrar alguém que tinhas perdido o contacto e restabelece-lo.

Piston disse...

Então não há um toque na SMS? Aquele pessoal que escreve com "inhus" e "k"s e "x" à patada, deixam-me tocado e bem traumatizado.