janeiro 10, 2007

la Revolución compadre

Sam the kid - lírica livre e inteligente
- parece que ainda há esperança para o hip hop português com mensagem de valor, destacando-se por entre mc´s show off, produto americanizado rodeado de babes e dentes metálicos.

«Eu nunca precisei de ouvir hip hop tuga pró fazer
Isso é que da mais prazer,o meu idioma exploraçao
Voces tentam outra língua pra tentar exportação
Querem ser os "moonspell" querem novos horizontes
Mas aqui o Samuel é Madredeus é Dulce Pontes
Porque há uma identidade, voces são todos idênticos
São...autênticos mendigos vendidos por cêntimos
Não...compreendem o meu sentimento e mentem
Tentem jornalismo nao comentem
Voces fazem turismo de emoções que os outros sentem
Eu faço culturismo de expressões que todos sentem
...
É SO PREGUIÇA!!!!»

-poetas de karaoke-

2 comentários:

fiona bacana disse...

tem piada, porque ultimamente tenho ouvido muito essa música, constatando o paradoxo de a ouvir e de reprovar o seu conteúdo. É engraçado, o "sam cachopo". POrque na realidade, há efectivamente quem pense em inglês (eu penso, e a maior parte das vezes em inglês e só depois em português), será que sou menos portuguesa que ele?!E se escrevo letras, e se estamos a falar de potencializar uma dimensão emocional e catalizar um processo criativo, porquê censurar-me e forçar-me a escrever em português, só porque calhei de nascer aqui e até falo português? O problema, como é o costume, são as generalizações abusivas: os Moonspell, os The Gift, os Fonzie têm NECESSARIAMENTE menos qualidade que este "sam, o cachopo"? Aliás, o argumento da facilitação da aceitação internacional não colhe, pq como o ppo até é capaz de constatar, bandas portuguesas a cantar em inglês entram (se entrarem...) num mercado em que passam a ser iguais a milhares, portanto por aqui ficamos com a história dos cêntimos...
portanto fiquem-se com os -estão-mortos-mas-ainda-não-os-avisaram-xutos-e-qualquer-coisa, fiquem-se com os andré sardet's desta vida (aproveitem a vala aberta e metam tb lá os delfins, os rio grande, o boss ac e todos esses ENORMES POETAS E DE INEGÁVEL QUALIDADE)...já não há saco para estas generalizações, pq o que interessa é ser boa música portuguesa, seja cantada em português (ornatos, clã, jorge palma, jorge cruz, mariza, supernada) ou em inglês (the gift, moonspell, fonzie).

bxz

R.P.M. disse...

Concordo que há boa música portuguesa cantada em inglês.
Mas o facto de alguém defender que se deve cantar preferencialmente na lingua materna, não implica que considere mau quem não o faz!!