O que é que acha mais importante: a informação ou a «desinformação»?
A «desinformação» é apenas um subconjunto da informação. E isso não é mau. Como é que designa os conhecimentos que já não são tão objectivos nem verdadeiros? Conhecimentos obsoletos? Existem tantos por aí... São factos ou processos em que as pessoas acreditam, mas que já não estão correctos.
Por exemplo?
As escolas. O sistema educativo assemelha-se a uma fábrica que produz informações obsoletas de forma obsoleta; não por não ter os manuais académicos actualizados, mas porque, simplesmente, não está relacionado com o futuro dos estudantes. Se o modelo de produção que lhes é ensinado é a produção em linha, eles estarão preparados para trabalhar em processos de rotina, repetitivos, que ignoram o indivíduo. Já foi moda, mas nos últimos 100 a 150 anos. Agora é pouco provável que os estudantes o encontrem na maioria das empresas quando saírem da universidade.Quando trabalhei numa fábrica, se o meu chefe soubesse que eu estava a ler um livro ou o jornal durante o horário de trabalho, seria despedido instantaneamente. Entretanto, arranjei uma forma de cumprir as minhas tarefas mais rapidamente, para poder ter alguns minutos para ler às escondidas. O meu chefe não queria o meu cérebro, mas os meus músculos. Porém, hoje, as empresas pretendem contratar empregados que sejam capazes de inovar, imaginar, pensar e desafiar o status quo.
Alvin Toffler
Alvin & Heidi Toffler
2 comentários:
Oi low
Belo post, e não podia estar mais adequado á realidade que vivemos no nosso sistema de ensino. Os sucessivos ministérios, mexem, mexem, mas nunca nada muda. Esquecem que já não estamos na altura que toda a gente trabalhava em fábricas e que todos os dias eram iguais... Não se instiga a imaginação...
bjinhos
79 anos e ainda anda por aí a dar palestras. Um visionário.
Enviar um comentário